Sua Criação e os Cuidados com as Festas de Final de Ano

Final de ano é um período muito complicado para criadores, pois com a chegada das festas, também vem os rojões e muito barulho, veja essas dicas para se proteger de decepções!


14/11/2011 - Alterada em: 13/01/2016  



Todo mundo sabe que final de ano é um período muito complicado para criadores, pois com a chegada das festas, também vem os rojões, bombas e muito barulho, música alta, festança e bagunça!

Se você mora na cidade e tem uma criação é necessário estar atento a esses detalhes sonoros, pois muitas vezes podemos perder nossa criação pelo fato do barulho e possível susto de nossos pássaros.

Já passei por vários problemas com isso em datas desse tipo como época de eleição, e final de ano, sempre que passavam os carros soltando rojão, era fatal, meus pássaros se assustavam e não chocavam mais, ou quebravam os ovos, pois ao se baterem de medo com o barulho acabavam a pisar nos ovos.

Ninguém quer ter essa decepção ainda mais depois de esperar tanto para ver os pássaros acasalarem e ter aquela esperança de poder reproduzir. Tudo que você trabalhou vai por água abaixo, e a gente sabe que nem sempre da pra criar no dia seguinte, as vezes somente no outro ano será possível recriar. Há casos de pássaros morrem com o susto dos rojões!

A minha dica é que você tenha um local de preferência longe desse tipo de barulho, pois os pássaros tem que ter um local agradável e calmo para conseguir se reproduzir com sucesso, nem sempre temos um sítio ou criadouro mais afastado da cidade, portanto faça alguns isolamentos em seu criadouro para evitar que esse tipo de barulho se torne algo a arriscar sua criação. 

Vede as portas e janelas com cobertores daqueles bem vagabundos ou esponjas de colchão  só para filtrar um pouco os efeitos sonoros externos, coloque seu casal ou seu criadouro em uma parte da casa mais escondida possível ou em um quarto bem fechado com esse tipo de vedação que mencionei; logicamente um quarto que possua ventilação e condições de sobrevivência.

Não são dicas 100% eficazes, pois dependo da casa da pessoa o barulho entra muito alto, e não da pra garantir nada, mas são pequenos cuidados que fazem com que nossa criação seja preservada desse tipo de atentado.

Lembre-se nunca solte rojões dentro da sua casa se você possui um casal criando. Avise seu vizinho caso ele seja seu amigo, pois não adianta você não soltar se ele comprar aqueles morteiros de 12 tiros que parecem abalar o coração da gente quando explodem. 

Escrito por: Dante Daniel Testa

Outros Posts

Cuidado com os Pássaros no Inverno

Cuidado com os Pássaros no Inverno

Pássaros com braços humanos

Pássaros com braços humanos

Desinfecção de Gaiolas e Viveiros

Desinfecção de Gaiolas e Viveiros

Comedouros de pássaro feito com latas de alumínio

Comedouros de pássaro feito com latas de alumínio



Comente este Post